quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Parceria NEP GREG - CHAME








O que é CHAME?

Centro de Apoio Humanitário à Mulher.

O Chame teve sua origem em uma demanda do FIZ (Centro de Apoio às Mulheres Migrantes e Vitimas de Tráfico de Mulheres, uma associação independente, sediada em Zurique/Suíça) baseada na constatação do alto percentual de brasileiras migrantes que tiveram seus direitos violados ou envolvidas em casos de tráfico internacional de mulheres, percebeu-se a necessidade de estabelecer políticas de prevenção no país de origem.
Foi implantado em Salvador/Bahia em agosto de 1994 e, a partir de 1997, instituído como projeto permanente de extensão do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher), órgão suplementar da Universidade Federal da Bahia, tendo como entidade administrativa a FAPEX (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão), entidade também vinculada a Universidade Federal da Bahia. Em agosto de 2001, o CHAME tornou-se uma associação civil sem fins lucrativos ou comerciais. Membro da Aliança Global Contra o Tráfico de Mulheres – GAATW (Tailândia) desde 1996 e foi nomeado como representante da América Latina e Caribe para a Junta Diretiva da GAATW Internacional.
A missão é de prevenir a sociedade para os riscos da exploração da mulher jovem e adulta nas diferentes formas de migração e recrutamento para o casamento servil e trabalho forçado (sexual, doméstico e demais modalidades usualmente relacionadas à violência física e/ou psicológica), respeitando a sua liberdade de escolha.O CHAME desenvolve suas atividades em três eixos prioritários:

Eixo 1 – Prevenção
Projeto de Informação e Documentação:
Divulgar a informação sobre a temática; formar um banco de informações; visibilizar o fenômeno da migração feminina internacional, do tráfico internacional de mulheres jovens e adultas; Mobilizar a sociedade.

Projeto de Sensibilização:
Promover a educação gratuita para divulgação e informação do tema; criar espaços de debate sobre a temática; desmistificar a imagem do estrangeiro e o sonho de uma vida melhor no exterior; mobilizar a sociedade.

Projeto de Formação:
Através da educação gratuita, capacitar multiplicadores e monitores voluntários; capacitar permanentemente a equipe do CHAME;

Eixo 2 – Trabalho político
Projeto de Articulação local, regional, nacional e internacional:
Intercâmbio de informações e atividades com entidades congêneres na promoção da cidadania e dos direitos humanos; estabelecer contatos para a realização de Cursos, Seminários, Campanhas e outros eventos; participar de eventos promovidos por organizações nacionais e internacionais; captação de recursos.

Eixo 3 – Investigação
Projeto de Pesquisa:
Operacionalizar propostas de pesquisa sobre a temática; estabelecer estratégias de prevenção; auxiliar os setores governamentais encarregados de elaborar políticas públicas; divulgar os dados e produtos das pesquisas.


Parceria NEP GREG - CHAME:

A atual parceria NEP GREG - CHAME, busca operacionalizar a iniciativa do CHAME, o projeto FAÇA A SUA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO!
Com esta iniciativa, o CHAME se propõe a potencializar o trabalho de sensibilização em torno da temática da Migração Feminina Internacional, Tráfico Internacional de Mulheres e Exploração de Gênero no Desenvolvimento do Turismo.
O curso, que será oferecido a 50 professores do ensino médio do ensino público será certificado e tem previsão de carga horária de 36 horas.




Saiba mais sobre o projeto FAÇA A SUA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO!:

Entre os objetivos do projeto estão:

A capacitação (através de cursos de formação para professores com conteúdos que contemplem o tema Tráfico de Mulheres e seus mecanismos; agregando os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula) de 40 professores do Ensino Médio de Salvador para que possam fazer a prevenção do tráfico de Mulheres, através do trabalho de multiplicadores;

Ampliação, na escola, da importância da discussão do tema Migração Feminina Internacional, Tráfico Internacional de Mulheres e Exploração de Gênero no Desenvolvimento do Turismo.
Visibilizar a problemática, possibilitando ampla discussão sobre: a condição de submissão/ sujeição da mulher na sociedade que a coloca como objeto de uso, caracterizando desta forma uma violência de gênero.

Incentivar os estudantes a idealizarem uma campanha de prevenção ao tráfico de mulheres, buscando novas estratégias para o enfrentamento ao problema, promovendo um concurso de melhor campanha.

Para tanto, o presente projeto pretende promover a abertura e ampliação da discussão sobre o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas nos itens que contemplam as ações de responsabilidade do Ministério da Educação e Cultura, os quais prevêem a realização de cursos e oficinas, com a produção de material de referência para profissionais de educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário